|
Produção Científica, Tecnológica e Artistica/Cultural |
|
Trabalhos Completos e Eventos |
|
1 |
A estratégia da qualidade na remoderação de um parque e seu impacto
perante a comunidade local |
BREDA, Francisco de Assis; CATANOZI, Genê. |
In: XVII CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE
ESTRATÉGIA, 2004, Balneário Camburiú - Itapema. Estratégias para o desenvolvimento e
inserção global. 2004. |
Referências adicionais: Classificação
do evento: Internacional; Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital.
O presente trabalho
faz uma análise sobre estratégias, e relata como a implementação de estratégias
simples e eficazes, podem ajudar a reverter uma situação e gerar alto grau de
satisfação e comprometimento entre funcionários públicos de um parque da Prefeitura
Municipal da Cidade de Araraquara-SP. As estratégias gestão da qualidade e gestão de
pessoas influenciam diretamente na auto-estima, fortalecendo o sentido de equipe, e
promovendo o trabalho solidário e de cooperação. Estas duas estratégias fizeram os
funcionários públicos de um parque municipal da cidade a acreditarem em si mesmos,
gerando uma motivação que alavancou a re-estruturação do parque, no qual era dominado
pela violência. |
|
2 |
A Gestão Ética na Mudança de Características de Produtos |
BREDA, Francisco de Assis; CAMPANHOL, Edna Maria |
In: VI CONGRESSO LATINOAMERICANO DE ÉTICA, NEGÓCIOS E
ECONOMIA, 2003, São Paulo. Ética na Governança Corporativa. 2003. |
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional;
Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; ISSN/ISBN: 8590388913.
Princípios éticos e princípios legais não se confundem, no entanto, apresentam
conceitos muito inter-relacionados. Alguns comportamentos podem ser classificados como
legais e serem éticos; outros podem ser somente legais e outros ainda, podem ser éticos
sem ter base legal. O presente trabalho discute essa questão a partir das mudanças,
tidas como legais, nas características de alguns produtos de conveniência. A mudança,
sem a devida atenção ao princípio ético da informação, abalou a confiança dos
consumidores das empresas envolvidas. Para elaboração do presente trabalho foram
enviados questionários às empresas. As análises das respostas encaminharam para a
proposição de um modelo gerencial ético para lidar com os limites entre ética e
legalidade. |
|
3 |
Balanço Social: Visibilidade da Dimensão Social das Empresas |
BREDA, Francisco de Assis; CAMPANHOL, Edna Maria. Balanço
Social |
In: XXXVIII ASAMBLEA ANUAL DE CLADEA, 2003, Lima. La
Gerencia: Retos Y Nuevos Paradigmas. 2003 |
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional;
Peru/Português; Meio de divulgação: Digital.
A empresa é um agente social no processo de desenvolvimento. Essa dimensão social tem
sido difundida recentemente, através de relatórios especiais. Para que os problemas
socioeconômicos sejam debatidos e resolvidos no convívio democrático entre os grupos
sociais é necessário informações de boa qualidade. A empresa moderna busca fugir da
prisão que representa a contabilidade puramente fiscal elaborando informações que
incluam transparência sobre resultados econômicos, financeiros, operacionais e sociais.
Não obstante a discussão sobre os usos do Balanço Social para fins de marketing este
tem sido apontado como um bom instrumento de comunicação de informações
socioeconômicas. Os administradores admitem vantagens no uso de medidas financeiras
aliadas às sociais tais como: melhora no processo decisório; esclarecimento e
comunicação da estratégia da empresa; aumento do feedback e a aprendizagem e maior
lealdade entre os stakeholders. O objetivo desse trabalho foi mostrar a motivação das
empresas ao divulgar o Balanço Social, bem como conhecer o que ele representa para elas a
partir da análise da responsabilidade pela sua elaboração. Para tanto foram pesquisadas
empresas listadas no site do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas
(Ibase). Foram obtidas respostas de cerca de quinze grandes empresas. Após discussão
sobre o conceito de desenvolvimento econômico, de desenvolvimento social, de Balanço
Social e o estado do debate sobre aspectos legais na exigência de divulgação do
Balanço Social no Brasil, serão demonstrados os resultados obtidos pela pesquisa -
responsabilidade social; prestação de contas; aprendizagem; compromisso da empresa com a
comunidade; responsabilidade com o meio ambiente; possibilidade de divulgar,
simultaneamente, informações contábeis, econômicas, financeiras e sociais; estratégia
de transparência da empresa; entre outros. |
|
4 |
Responsabilidade
Social nas Empresas |
BREDA, Francisco de Assis; CAMPANHOL, Edna Maria |
In: IV ENCONTRO DE PESQUISADORES EM ADMINISTRAÇÃO, 2003, Franca. IV Encontro de
Pesquisadores em Administração. Franca: FACEF, 2003 |
Referências
adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; ISSN/ISBN: 8587406175.
Nas últimas décadas houve uma crescente
preocupação em melhorar a imagem das empresas perante seus stakeholders. A
responsabilidade social pode ser um instrumento valioso para os administradores, porém
deve-se tomar cuidado não para não se tornar um modismo na empresa. O presente trabalho
aborda uma discussão teórica sobre o tema, para entender seu significado buscou-se uma
definição em três esferas: a filosófica, a econômica e a organizacional. Após a
análise dos modelos expostos, percebe-se que não há um consenso sobre o significado
preciso do termo responsabilidade social ou sobre o grau das obrigações da empresa para
com a sociedade. |
|
5 |
Ética nas Industrias Brasileiras : Algumas Reflexões |
BREDA, Francisco de Assis; CAMPANHOL, Edna Maria |
In: V CONGRESSO LATINOAMERICANO DE ÉTICA, NEGÓCIOS Y ECONOMIA,
2002, Cidade do México. LA ÉTICA COMO PRIORIDAD EM LA GESTIÓN EMPRESARIAL. 2002 |
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional;
México/Português; Meio de divulgação: Impresso.
O objetivo deste trabalho é mostrar o grau de preocupação das empresas do setor
calçadista do Brasil, especificamente, da cidade de Franca, maior polo produtor de
calçados masculinos, com conteúdos éticos nas relações de produção. Para tanto,
além da pesquisa bibliográfica acerca do tema, efetuou-se uma pesquisa de campo. Foi
aplicado um questionário, com perguntas objetivas, às empresas classificadas como
grandes e médias pelo Sindicato das Indústrias de Calçados de Franca. Obteve-se um
retorno de 23 empresas num universo total de 37, perfazendo 62,5% do universo pesquisado.
Os resultados mostram que há preocupação das empresas com a ética, porém resta,
ainda, priorizá-los e adotá-los, na prática, como uma teoria-técnica que
perpassa toda gestão empresarial. |
|
6 |
Ética
nas Indústrias Calçadistas de Franca |
BREDA, Francisco de Assis; CAMPANHOL, Edna Maria |
In: WORKSHOP PESQUISAS - MESTRADO, 2002, Franca. WORKSHOP PESQUISAS - MESTRADO.
Franca: FACEF, 2002. p. 49-58 |
Referências
adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/Português; Meio de divulgação:
Impresso; ISSN/ISBN: 8587406116. |
|
Livros Publicados |
|
1 |
Pesquisas Em Administração: Dissertações de Mestrado
2000-2002 |
CAMPANHOL, Edna Maria; BREDA, Francisco de Assis; DIAS, Emerson
de Paulo; MELO, Paulo César R de; ANDRADE, Priscilla; CARVALHO NETO, Silvio; VASCONCELOS,
Tarcisio Oliveira |
Franca: FACEF, 2002. v. 1. 84 p. |
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso;
Série: 1; Número da revisão: 1; ISBN: 8587406124. |
|
Capítulos de Livros Publicados |
|
1 |
A Administração e as Teorias do Desenvolvimento |
BREDA, Francisco de Assis |
Gestão Empresarial: Ensaios sobre gestão
e desenvolvimento |
Franca, 2003, v. 1, p. 77-115 |
In: CAMPANHOL, Edna Maria. (Org.) |
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso;
Série: 1; Número da revisão: 1; ISBN: 8587406094. |
|